sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

31 coisas que aprendi em 2010

#1 - Não podemos nos isolar no nosso mundinho. Nossas dores e alegrias parecem maiores porque as vemos muito de perto. Quando olhamos para os lados vemos que o mundo é muito maior do que nosso quadrado - e às vezes há que se olhar para o lado para dimensionar bem a realidade.

#2 - É difícil a gente conseguir sempre acompanhar o compasso do outro. Respeitar o próprio ritmo é necessário (na corrida, na música, na vida). Sincronia não é exatamente ter a mesma velocidade - o ponteiro longo do relógio anda mais rápido que o curto e é assim eles formam uma hora.

#3 - A gente não precisa pedir permissão para amar alguém. Basta amar. O que a gente precisa é aprender a dar a tal permissão e não esperar nada em troca por isso.

#4 - Faça a sua parte de deixe o resto simplesmente acontecer. Às vezes a gente se esquece que nem tudo depende de nós ou dos nossos desejos...

#5 - É preciso dar outra chance. E é preciso também reconhecer quando todas as chances já foram dadas.

#6 - Se tem uma coisa que não devemos economizar é na atenção. Frescura, não! Mas atenção nunca é demais. Dar atenção a alguém é mais do que ser educado. É ser generoso, amigo. Dar atenção é dar amor.

#7 - O aprendizado é uma montanha infinita*. E às vezes a gente confunde o propósito da escalada - aprender não é chegar no topo da montanha, mas justamente continuar subindo sem pensar no final dela. *foi meu pai, José Cassiano, quem me disse isso no dia do show do Paul McCartney.

#8 - A compreensão é um exercício diário, que a gente precisa praticar com todos. Especialmente com aqueles com quem temos pouca paciência - muitas vezes são essas pessoas as que mais nos querem bem.

#9 - Não somos a outra metade de ninguém, senão de nós mesmos*. Pessoas "inteiras", livres e felizes acertam mais facilmente a fórmula mágica. O amor dependente é um amor doente.
*agradeço a Maria Helena Moraes por ter me dito isso. Mudou a minha vida!

#10 - Supere-se*. Respeite seus limites, mas se achar que pode ir um pouco além, vale tentar. A gente às vezes não entende porque tem que passar por tanta coisa difícil e, tempos depois, percebe que aquilo nos deixou pessoas melhores.
*Selma Silva me disse isso e não poderia ter havido hora melhor.

#11 - O mar é capaz de ensinar num único dia lições que não conseguimos aprender numa vida inteira. Lições que mudam a nossa vida. Mas há que se prestar atenção, senão é só mais um dia no mar.

#12 - Há tempo de sorrir e há tempo de chorar. E é muito bom poder fazer as duas coisas quando se tem vontade. Sem vergonha, sem pudores, sendo verdadeiro com o que a gente sente e com as pessoas que estão à nossa volta.

#13 - Temos que fazer aquilo que nos dá vontade, sim. Mas medir o risco e recuar se for necessário pode não ser muito divertido, mas poupa tanta dor de cabeça... A regra é simples: a viagem vale o esforço?

#14 - Quem disse que a gente tem que ser coerente o tempo todo? Prefiro ser essa metamorfose ambulante!*
*Frase de Raul Seixas, que todo mundo conhece e pouca gente entende.

#15 - O maior erro que podemos cometer é ter medo de errar. Errar é acertar em etapas.

#16 - Não podemos esperar que todos nos entendam, nem que nos perdoem ou aceitem nossas decisões. É triste quando acontece com alguém de quem gostamos muito, mas é muito melhor agir com verdade e não fingir que nada aconteceu. Pedir perdão faz bem. E entender (e aceitar) quando não podem nos perdoar faz bem também.

#17 - Não deixe as coisas para depois. Algumas oportunidades não vêm mais do mesmo jeito. E com o passar do tempo, pensamos que teremos mais tempo, mais dinheiro, mas isso não é necessariamente verdade*.
*Henrique Romero, meu dupla “oficial”, pedaço de mim, me disse isso num momento de muita distância e saudade, quando nos demos conta de todas as coisas boas que já vivemos juntos.

#18 - Veja o dia passar. Observe as coisas de perto; aquelas nas quais você nunca repara. Há uma beleza surpreendente nas coisas mais simples... e elas trazem uma satisfação enorme.

#19 - Permita-se falhar. Você é humano, afinal. Permita-se agir por instinto. Você é bicho também, é bom não esquecer.

#20 - É bom ouvir as pessoas que nos são importantes. É incrível como elas costumam fazer uma imagem nossa bem diferente daquela que temos sobre nós mesmos. Isso às vezes é chocante, mas nos provoca sair da perigosa zona de conforto.

#21 - A gente muda, SIM. Todos os dias, às vezes rápida, às vezes lentamente. Fique atento: você está se transformando em alguém que você gosta de ser?

#22 - Abra espaço para o novo. Não colecione coisas nem pessoas que não te fazem mais diferença* - despeça-se deles, agradeça pela passagem em sua vida, mas siga em frente sem apego, porque o que realmente importa não podemos possuir.
*refletindo sobre a vida com a ajuda do Marcelo Freitas outro dia falamos sobre isso e várias fichas caíram. Valeu, presidente!

#23 - Assim como nós, a natureza é simples mas complexa: nuvens não são esferas, montanhas não são cones, litorais não são círculos, a casca das árvores não é lisa, assim como o raio não viaja em linha reta. Todas essas formas são fractais.*
*Obrigada Fabio Cripa por mandar a explicação sobre os fractais de Benoît B. Mandelbrot. Antes eu achava que fractais eram apenas imagens lisérgicas.

#24 - O ócio pode ser divertido se o usamos como um espaço potencial onde qualquer coisa pode acontecer. Tédio é coisa de gente que tem preguiça de pensar.

#25 - Não há mal que sempre dure... Quando paramos de remoer e deixamos para trás memórias que nos causam dor, ficamos mais leves e prontos para receber o que nos faz bem.

#26 - Regras são referências, assim como consequências.

#27 - Medos são limites e é bom respeitá-los. Só não deixe que eles te impeçam de fazer as coisas que você tem vontade.

#28- As grandes oportunidades normalmente estão onde menos esperamos. Mas temos que estar abertos para que elas nos encontre.

#29 - Ninguém quer ter o coração partido. Mas se você pensar, faz bem pois te coloca em contato com emoções raras e te faz descobrir forças que você nem sabia que tinha. Tudo na vida tem seu valor; até o desamor.

#30 – Contar nossas histórias é bacana. Compartilhar às vezes espalha mais coisas boas do que podemos supor.

#31 - 2010 foi um ano de encontros, reencontros e desencontros – todas experiências muito ricas. E me dei conta de que sou mesmo feliz quando vivo plenamente o PRESENTE. Mas somos feitos da nossa história então pensar no passado faz parte. Usemos isso, pois, para nos preparar para o presente e nos fortalecer para o futuro, pois é pra lá que todos vamos. Feliz dia 31! Feliz HOJE! E um lindo 2011 para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário