quarta-feira, 18 de abril de 2012

Recado dos hibiscos

Os hibiscos resolveram florir, me fizeram sorrir hoje quando abri a janela. Pensei em você quando olhei para eles, pensei se já estavam ali no outro dia, enquanto você acendia o seu cigarro no outro canto da cidade, como eles disseram.

Parece que as plantas que moram aqui resolveram me dizer que mesmo que seja outono e mesmo que eu tenha minhas folhas amarelas caindo e morrendo, elas não se importam. Elas querem brincar de primavera.
Outro dia foi a roseira, florindo pela segunda vez com duas rosas branquinhas e pequeninas, com as bordas rosadas. Eu, que não esperava que ela florisse assim tão rapidamente de novo, achei curioso e infantil repetir meu próprio espanto ao ver como é breve a vida de algumas flores... nascem num dia e no outro já estão queimadas pelo excesso de sol, despetaladas pelo excesso de vento, murchinhas pela falta ou excesso de chuva.
Talvez se a rosinha tivesse esperado um pouco mais e resolvido florir agora junto com os hibiscos, talvez tivesse durado mais. Mas como saber o tempo certo das coisas? Em pleno outono os hibiscos resolveram aparecer; aparentemente no dia certo: tomaram sol logo cedo, mas antes de esquentar o dia ficou nublado e ameno, faz algum calor na rua, aquele tipo que precede uma chuvinha ou garoa no final da tarde. Na verdade é mais um dia incerto, mas para os hibiscos está funcionando.
Eles me fizeram sorrir. Me fizeram lembrar que há flores no outono, que a renovação acontece o tempo todo, que nunca vai passar, que nunca vai ficar igual, que nunca é muito tempo e que todo o tempo que houver nesta vida a gente deveria usar para sorrir mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário