quarta-feira, 28 de março de 2012

Sussurros do sono


Ontem tive um sonho estranho. Na verdade não sei se foi um sonho… Meu sono estava agitado, confuso. Acordei com palavras sem sentido na cabeça, pensamentos emaranhados, pendurados entre o estado do corpo, que queria dormir, e o estado da mente, que queria pensar.

Não sei porque o mantra ‘Jai Guru Deva Om’ me veio à cabeça e comecei a repeti-lo. Outras palavras desconexas me vieram à cabeça. Dúvidas, expectativas, medos. Fui tapeando os pensamentos ansiosos com a melodia mântrica e calmante de ‘Across the Universe’ quase sem perceber. Mas antes de me entregar ao relaxamento da oração* escrevi, quase no escuro, os seguintes versos:

Não durmo e não acordo
Falta luz e sono
Não sonho, não ouso
Falta sono e luz
Inspiro, expiro
Falta ar e mar
Respiro, desisto, cansei
Falta algo que não sei
E é tarde para rimar
As palavras passeiam invisíveis
Como num mantra sem som
E não sei o que significa
Jai guru deva om
Mas vou repetir até dormir.

Hoje quando acordei, ainda com a melodia na cabeça, fui pesquisar o significado do mantra e acabei descobrindo tanta coisa que até me emociona…
‘Jai guru deva om’ é um mantra em sânscrito que tem várias interpretações. Uma delas é ‘Glória àquele que ilumina a escuridão’.
John Lennon escreveu a letra numa madrugada insone. Não conseguia dormir depois de uma discussão com Cynthia, sua então esposa.  Então ele se levantou e resolveu escrever, já que as palavras continuavam vindo à sua cabeça, como num mantra.
Em 1970, em entrevista à revista Rolling Stone, Lennon disse que ‘Across the universe’ talvez fosse a mais bela e poética canção que ele já teria escrito, mas que ele mal merecia o mérito por ela, já que as palavras “lhes foram dadas”. Eis o que ele conta sobre ter escrito os versos:
I was lying next to my first wife in bed and I was thinking. It started off as a negative song and she must have been going on and on about something. She'd gone to sleep and I kept hearing, 'Words are flowing out like endless streams...' I was a bit irritated and I went downstairs and it turned into a sort of cosmic song rather than, 'Why are you always mouthing off at me?'... The words are purely inspirational and were given to me - except for maybe one or two where I had to resolve a line or something like that. I don't own it; it came through like that.”
Eu não sei bem como interpretar essas coisas… mas dormi muito bem após ter rabiscado no papel as palavras que me foram “sussurradas” – uma coisa, alias, que me é quase comum: palavras que brotam do meu lapis sem que eu mal pense nelas…
Sei lá que conexões loucas as palavras fizeram ontem antes de chegarem até mim. Sei que Paul Mccartney também sonha com letras e melodias. Acorda e escreve canções como ‘Let it be’. Não entendo de onde vem tanta inspiração… mas agradeço. Agradeço pelas palavras que chegaram a eles e as palavras que chegaram a mim. E compartilho, como eles também fizeram, as palavras que cruzam o universo para que elas encontrem sentido nos olhos daqueles que lêem.
Costumo dizer que ‘minhas’ palavras, depois de escritas, são como filhos: depois de nascidas, não me pertencem mais.
Jai guru deva om – que haja sempre luz para iluminar o caminho das palavras que precisam nascer. Como bebês, às vezes elas vêm sem que a gente esteja esperando, e precisam ser embaladas com carinho para crescerem bonitas e espalharem felicidade.
Namastê.

 


*uma vez meu pai me ensinou que o poder da oração está na concentração que fazemos. Ao intuirmos o bem, enquanto repetimos palavras, elevamos nosso pensamento e transformamos um pedido ou agradecimento em algo verdadeiro. Por isso as orações têm poder. Anos depois eu ouvi a mesma história sobre os mantras e me reconectei com meu ‘dom’ de rezar.

2 comentários:

  1. Os poderes extra-sensoriais que todos temos, cada vivente com sua intensidade, as vezes nos faz o que fizeram com voce esta noite, minha filha.A maioria das pessoas nao tem formacao para entende-los.O que eh uma pena, por que acabamos perdendo muitas belas obras, tais como essa que voce agora, repassa ao mundo.Parabens, algo a mais que tenho nas boas coisas que tenho a cada dia.Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Monaliza, obrigada por me ajudar a externar o que sinto neste momento! Poucas pessoas tem o dom de saber dizer o que passa dentro de si...

    ResponderExcluir