segunda-feira, 15 de agosto de 2011

UM CAFÉ


Ele me chamou para um café. Eu estava meio sem vontade, mas fui.

Ultimamente andava sem vontade das coisas, sem paciência para as pessoas, cansada de minha própria impaciência e falta de interesse. Por isso fui.

Foi bom vê-lo. Ele estava bonito, empolgado, fazendo planos. A alegria dele era inspiradora.

Ele levou um livro e eu achei que era para matar o tempo enquanto eu não chegava, porque, ele sabe, eu vivo me atrasando. Mas num dado momento ele disse que queria ler para mim um trecho do livro. Perguntou se podia - ele era muito educado. E eu disse: claro!. Então ele começou:

"O pranto da moça redobrou tanto que senti os meus olhos molhados e fugi. Vim para perto de uma janela. Pobre criatura! A dor era comunicativa em si mesma; complicada da lembrança de minha mãe, doeu-me mais, e, quando enfim pensei em Capitu, senti um ímpeto de soluçar também, enfiei pelo corredor, e ouvi alguém dizer-me:

- Não chore assim!

A imagem de Capitu ia comigo, e a minha imaginação, assim como lhe atribuíra lágrimas, há pouco, assim lhe encheu a boca de riso agora; via-a escrever no muro, falar-me, andar à volta, com os braços no ar; ouvi distintamente o meu nome, de uma doçura que me embriagou, e a voz era dela. As tochas acesas, tão lúgubres na ocasião, tinham-me ares de um lustre nupcial... Que era lustre nupcial? Não sei; era alguma coisa contrária à morte, e não vejo outra mais que bodas. Esta nova sensação me dominou tanto que José Dias veio a mim, e me disse ao ouvido, em voz baixa:

- Não ria assim!"

Quando ele terminou, eu ria, mas meus olhos estavam inundados. Ele sabia que aquele era o meu livro favorito. E eu nem lembrava mais direito da história, nem que ele sabia sobre meu livro favorito.

Minha cabeça então se encheu de memórias. E quando ele fechou o livro, deu um gole no café e depois sorriu para mim, eu senti o sabor das lembranças com aquele gosto doce e amargo do café que eu bebia também.

Eu não disse nada, mas ele entendeu. A gente sabe quando o outro sente a mesma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário